Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ser Feliz é....


Holá que tal?

Bem hoje acordei boazinha, dia lindo lá fora, uma pequena dor de cabeça, mas nada muito ruim para estragar meu dia, pássaros voando, cachorros latindo (pqp esse cachorro não pára de latir!!!!) , tá já estou ficando irritada também com toda essa positividade.
Mas acontece que ontem vi um filme que me fez pensar em certas coisas, o filme britânico de título em português “Simplesmente Feliz” (Happy-Go-Lucky), a história é o seguinte 2 horas de filme de uma maluca que não se abalava com nada, achava graça de tudo, e sem muito enredo foi assim que o filme terminou. Moral da história: Ela era simplesmente feliz!!!!!! (dá pra acreditar nisso?), fiquei imaginando o quanto isso era possível mesmo, e reavaliando até acredito que conheço pessoas assim, irritantemente feliz. Pensei então se ficar feliz assim o tempo inteiro não era também uma patologia, até procurei no CID-10 e não encontrei nada (pra economizar a procura CID-10 é o Código Internacional de Doenças). Em contrapartida existe no CID-10 a antíntese de se ser feliz o tempo inteiro que é a Distimia. A Distimia se trata de uma depressão leve a moderada persistente, e apesar de ser um estado depressivo, o humor é mais irritável do que propriamente depressivo, seria aquela pessoa que normalmente chamamos de mau-humorada e que sempre está de fato de mau humor seria mais um Pato Donalds do que a Hiena de Lippy and Hardy que está mais para um deprimido.
Bem terminada a aula de Distimia, pensei então que se a pessoa para ser feliz o tempo inteiro deveria ter uma receita, já que existe tantos e tantos livros de auto ajuda deveria existir até 1 com o título de “Como Ser Feliz o Tempo Inteiro” ou pegar um número aleatoriamente e “234 Maneiras Para ser Feliz o Tempo Inteiro”, fiquei intrigada a criatura do filme não tomava Prozac (Fluoxetina o anti deprê mais largamente usado no mundo), ou algum outro tipo de droga ilícita, tomava uns pileques, mas isso eu também faço.

Ela era simplesmente feliz....e a parte que gostei mesmo foi quando sua irmã casada e grávida lhe perguntou sobre o futuro (nisso sim rolou uma forte identificação com a personagem), perguntou se ela tinha poupança, ela respondeu que não, se ela tinha um plano de aposentadoria ela respondeu que não, entre outras acho que foi anterior a essas ela perguntou se ela não queria casar e ela respondeu que não se preocupava com isso , e filhos também a irmã sugeriu que ela com 30 anos estava velha para ter filho e que ela tinha que se planejar de alguma forma para isso. Ela era simplesmente feliz porque ela se preocuparia com isso. Nisso sim, eu concordo que ficar pensando em casar e ter filho e forçar os fatos para isso, pode causar muita infelicidade. Enfim acho que como diz a música do Wander Wildner “Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro” (sim isso é nome de música!), uma vez tentei ser alegre o tempo inteiro aliás, tentei no ano passado quando terminou um namoro, tá que foi um namoro rápido e o carinha não valia nada, mas levar chifre nunca deixa ninguém na boa, e descobrir isso tudo virtualmente pior ainda. Acontece que ao invés de ficar “chorando as pitangas” eu resolvi simplesmente evitar o desprazer, e leia-se evitei muito desprazer afogando minhas mágoas na cerveja e virando como se diz no Orkut “baladeira de plantão”curti horrores, mas na psicologia isso tem outro nome, chama-se mecanismo de defesa e serve para esse simples propósito de evitar o desprazer, desloquei todos os meus problemas e joguei pra debaixo do tapete , resolvi não pensar neles , ignorei-os, mas inevitavelmente uma hora não dá para segurar esse monte de coisas guardadas nas profundezas do ID, ou do inconsciente, para você leigo o nosso inconsciente é como um corpo estranho dentro de nós mesmo, ele tem vida própria e sempre que você acha que despersonificou não sendo você mesmo culpe seu inconsciente e culpe Freud porque foi ele que começou a fazer experiências como essa entidade.
Chegada a hora da revelação, em que cai a ficha e você percebe que o mundo não é Disney, daí fica difícil, foi só adiar a tristeza, portanto devemos sempre elaborar os nossos sentimentos, porque uma hora como costumo dizer:-Temos que enterrar nossos mortos, chorar e seguir em frente.
Ser alegre o tempo inteiro para mim vai continuar sendo coisa de filme, ou de pessoas que distorcem a realidade, mas claro que é um bom exemplo pelo menos tentar, nossa meta nessa vida é ser feliz (não o tempo inteiro), e positividade sempre atrai positividades, mas por favor não me venha com a porra da Lei da Atração porque eu ODEIO “O Segredo” . “O Segredo” na realidade pode funcionar para as massas, mas para mim não funciona, aliás o que tem neste filme não é segredo pra ninguém!


Vou ficando por aqui. Don’t Worry BE HAPPY,

Beijus e bom feriado a todos, aproveitem o findi e evitem o desprazer!!!!


Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro: http://www.youtube.com/watch?v=Dar3sqy5SOY

2 comentários:

  1. Você não se deu ao trabalho de procurar direito: ser feliz o tempo todo (isto é, dar a impressão de ser feliz o tempo todo) é uma patologia das mais GRAVES e é classificada em psiquiatria como MANIA ou também ESTADO EUFÓRICO PSICÓTICO. O psicopata não tem conflitos, nem angústia, nem culpa, nem tristezas, nem problemas. Sua vida é uma aventura fascinante, seu sorriso é magnetizador, ele está bem onde quer que esteja. ELE é o "de bem com a vida" em pessoa. Já o ser humano psiquicamente saudável sempre oscila e experimenta estados ora alegres ora tristes e sombrios; sente culpa, angústia e insegurança, às vezes superlativas. Este fascínio que você tem por pessoas que são "o tempo todo felizes" é compartilhado pela sociedade e faz parte do canto da sereia emitido pelos psicopatas e sociopatas que estão em todos os segmentos da vida moderna. Tenha cuidado!

    ResponderExcluir
  2. Comentário pedante!!! Querido Anônimo não confuda Felicidade genuína com mania ou euforia psicopata!!!!! São coisas bem diferentes e não tenho fascínio nenhum com pessoas felizes o tempo inteiro acho que você não se deu o trabalho de ler esse post direito!!!!!!

    ResponderExcluir