Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FIXADA NA FASE ORAL






Fixada na Fase Oral

Ahan gostaram do título não foi? Mas desculpa frustrar você querido leitor, mas não é dessa vez que vou falar sacanagem aqui. É que hoje acordei numa ressaca violenta e recapitulando em flashback alguns acontecimentos da noite de ontem, eu me dei conta de algo que eu já sabia, mas parece que cada vez piora mais. Estou falando da minha oralidade, afinal que raios eu quero dizer com isso?

Bem eu acho que assumi de vez minha parte Peixes do meu ascendente, sim eu gosto de astrologia, leio meu horóscopo toda vez que saio de casa e apesar de terminar de ler e já me esquecer eu acredito sim, quando a mensagem é positiva, se não é nem dou bola hehe. Mas minha porção Peixes anda cada vez mais se sobressaindo, passei a ser mais sonhadora e tem outra qualidade do Peixes que agora não me lembro. Mas estou mesmo caminhando para aquela máxima: “o peixe morre pela boca”, sabem porquê? É tudo pela boca, ontem tomei muita cerveja e entrou tudo pela boca, e na medida que entrava cerveja , mais aumentava a eloquencia (tão estranho escrever eloquencia sem trema) bem, enfim, eu não calei a boca. Não sei em que etapa da minha vida me tornei tão eloquente assim. Reza a lenda que até meus 3 anos eu não falava, era muda e extremamente tímida, minha mãe já estava ficando preocupada , foi quando meu avô me levou no circo, dizem que quando voltei não parei mais de falar. Tipo a boneca Emília que tomou uma pílula e “tagarelou e tagarelou a falar”.

Só para situar vocês, quando falo da fase oral estou falando da teoria de Freud das fases do desenvolvimento infantil, são basicamente três fases:

Fase oral (nascimento a 1 ano): principal ponto de tensão e gratificação é a boca, a língua e lábios,inclui o morder e a sucção.

Fase anal: (1 - 3 anos): ânus e área vizinha são a maior fonte de interesse; aquisição de controle voluntário de esfíncter (treinamento da toalete).

Fase fálico-edipiana (3-5 anos): Foco genital de interesse, estimulação e excitação; pênis é o órgão de interesse de ambos os sexos; masturbação genital é comum; Intensa preocupação com ansiedade de castração ( temor de perda ou danos aos genitais); inveja do pênis (insatisfação com os próprios genitais e desejo de possuir genitais masculinos), vista em meninas, nesta fase; Complexo de Édipo é universal. Criança deseja ter relações sexuais e casar com o membro parental do sexo oposto e, simultânea livrar-se do membro do mesmo sexo.

Basicamente é isso, até tem uma passagem no filme 500 dias com ela em que ela fala que era apelidada de “Anal Girl” porque era organizada e limpa. Essas fases correspondem a certos traços de personalidade na vida adulta. Segundo meu supervisor da época do estágio também pode se atribuir as fases do desenvolvimento a certas preferências sexuais individuais, mas não acredito que sejam assim tão específicas. Até mesmo porque as pessoas gostam do que dá prazer e nem sempre entre lençóis é do mesmo jeito.

Por essa razão que acho que sou uma fixada na fase oral, minha estratégia de compensação e gratificação mental vem pela boca, é o falar em excesso, falar tudo o que vem a mente, comer e engolir o mundo com todos os carboidratos possíveis que me dão prazer, tomar toda cerveja que posso suportar e sem falar no cigarro que eu fumava que agora acho que compensei com a comida. Por isso que é tão difícil para qualquer ser humano fazer dieta, ficar quieto por muito tempo,isso por que a oralização é um prazer de uma vida inteira. Se parar para pensar, sempre colocamos algo na boca principalmente para aliviar tensões e ansiedades. 

Segundo também a psicanálise tem dois tipos de personalidade ligada a fase oral, o Oral Receptivo que é mais dependente que espera que as pessoas o gratifique e o Oral Sádico que toma a força mesmo, é explorador e agressivo. Realmente nem sei em qual dessas eu me encaixo, é sempre bom poder receber assim do que ficar tirando a força, mas ao mesmo tempo eu tenho uma agressividade latente dentro de mim. Bem mas se pensar assim todo mundo se encaixa nesses critérios e perfis de oralidade. Vim aqui só dizer que tenho consciência dos exageros praticados pela minha oralidade e que se não me controlar vou continuar acordando, gorda, com dor de cabeça e arrependida. Estou trabalhando nisso, já não bebo desde ontem e já marquei hora com a nutricionista para pelo menos regular o que eu ando comendo, bem pessoas espero que tenham tido um feriado tão bom quanto o meu cheio de oralidade (com um certo exagero eu sei)

Beijos Beijos

2 comentários:

  1. Gostei do post! Muito interessante e bem escrito! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. acabei de me descobrir também em uma fase oral. valeu pelo sharing. vou te acompanhar.

    ResponderExcluir